segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DosSe's

A linearidade, ainda que curva, ameaçada por tantos empecilhos. Mesmo as possibilidades os representam. E em meio a tantos "se", falta a vontade de seguir adiante no empirismo, e chegar numa conclusão, já que o sentido só vem quando se examina todo o raciocínio que o induziu.

Ao mesmo tempo em que a vontade se confunde com a coragem, ambas em suas faltas, a dificuldade maior parece ser trilhar um caminho com bifurcações seguidas umas das outras por instantes. O desejo parece ser o de não correr o risco de errar - Errar, puro e simplesmente como sendo a incapacidade de fazê-lo novamente;  trilhar o mesmo caminho mantendo a linearidade já alcançada, apenas com o fim de reproduzi-la por tê-lo achado, no minimo, interessante.

Pouco sentido, faz, querer reproduzir um caminho, já que não se passa duas vezes pelo mesmo local, seja físico ou psicológico, ou produto da interação entre estas partes. Pode riscar mais tantas outras linhas, possivelmente mais agradáveis, e se prende, no entanto, em tenta reutilizar as das suturas.

Bem como o autoquestionamento, a excitação da exploração, ou a alegria da descoberta,  há também a necessidade de imposição - seja para si, seja para algum outro.Tanto interesse em reproduzir um caminho faz sentido, contudo, não pela possibilidade  mas pela capacidade de fazê-lo, de modo que quando reconhece que sua habilidade de criar doces pensamentos é comum a tantos, quer trilhar antigos caminhos com primazia acreditando ser essa uma caracteristica de poucos; ou somente mais uma ilusão, deveras apreciável, até tomar por forma a sua original, de verdade "inconcreta".

Somente sob o pragmatismo, as ilusões são agradáveis por representarem um imediatismo prazeroso, não pleno, que deveria ser superposto pelo prazer que se tem ao chegar numa conclusão, mas não o é, por melhor que seja, afinal a dúvida é sem limites, enquanto que a conclusão está sujeita a estagnação.

Cada "Se" abre uma bifurcação em possibilidades, mesmo não sendo uma condição agradável, é preterível a dúvida, com a sua tormenta provocada pelas bifurcações das possibilidades de seguidos questionamentos, à certeza absurda e estagnante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário